NOVA FASE
Campanha contra gripe inicia vacinação de trabalhadores da saúde
11/05/2021 | 18h07
Campanha contra gripe inicia vacinação de trabalhadores da saúde

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, começa a vacinar contra a gripe, nesta quarta-feira (12), os trabalhadores da área de saúde. As doses estão disponíveis em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e no drive-thru instalado no Fórum Cível de Limeira, que atende de segunda a sexta-feira, porém das 8h às 15h. Para tomar a vacina, é necessário apresentar documento que comprove a atuação profissional, cartão de vacinação do coronavírus, Carteira de Vacinação, RG e Cartão SUS. O uso de máscara nas UBSs é obrigatório. Em caso de suspeita de Covid-19 ou de gripe, os munícipes não devem tomar a vacina.

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, podem ser vacinados todos os profissionais de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros, sejam eles públicos ou privados. Estão inseridos nesse grupo, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Além dos profissionais acima, estão contemplados os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde. E ainda, pessoas que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Paralelamente, segue a vacinação dos grupos prioritários incluídos nas fases anteriores da campanha, são eles: crianças até 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas e idosos de 60 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde reforça que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação simultânea das vacinas contra a Covid-19 e a gripe. O idoso vacinado com a AstraZeneca, que ainda aguarda a segunda dose, pode tomar a vacina contra a Influenza nesse intervalo, porém respeitando o prazo de 14 dias. Para quem já recebeu as duas doses da CoronaVac, também é preciso esperar 14 dias para ser imunizado contra a gripe.

Confira os pontos de vacinação:

UBSs:

UBS Cecap - Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº

UBS Nossa Senhora das Dores 2 - Av. Vitório Bortolan, 1.080

UBS Tatu - Rua Jacob Degaspari, 71

UBS Graminha - Rua Luiz Pereira do Prado, 156

UBS Nova Limeira - Rua José Fontanin, 179

UBS Nova Suíça - Rua Vereador Samuel Berto, s/nº

UBS Morro Azul - Rua Oswaldo Bertolini, 500

UBS Novo Horizonte - Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Drive-thru:

Local: Fórum Cível de Limeira - Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas

No sábado (15):

A Prefeitura de Limeira terá  “Plantão de Vacinação”, neste sábado (15), das 8h às 13h, em quatro unidades: Divisão de Vigilância Epidemiológica (Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650), UBS Nossa Senhora das Dores 2 (Av. Vitório Bortolan, 1.080), UBS Nova Suíça (Rua Vereador Samuel Berto, s/nº) e UBS Cecap (Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº).