REPRESENTATIVIDADE
Empossados novos integrantes do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência
28/04/2021 | 19h08

O prefeito Mario Botion, acompanhado da vice-prefeita, Erika Tank, empossaram nesta quarta-feira (28), os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Limeira (CMDPD). São 22 novos conselheiros, titulares e suplentes, que representarão o Poder Público e a Sociedade Civil no biênio 2021-2023. Criado em 2006 e vinculado ao Ceprosom, o Conselho é uma instância consultiva, deliberativa, normativa, fiscalizadora e propositiva. Sua finalidade é assessorar o governo municipal para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas com deficiência.

A cerimônia, que ocorreu de forma não presencial, recebeu a participação da presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, do presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, da gerente da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenk, da presidente eleita do CMDPD, Maira Regina de Santana, e da presidente do último biênio, Adriana Vasconcelos Casimiro.

Botion cumprimentou os integrantes que estão deixando o CMDPD e deu as boas-vindas aos novos participantes, em especial, à Maira Regina, pelo fato de aceitar o desafio de presidir o conselho. Com longa atuação no terceiro setor, sobretudo na Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), o chefe do Executivo afirmou que o CMDPD tem um “significado especial”. Ele, ainda, observou os avanços ocorridos em Limeira nos últimos anos, incluindo a criação, em 2018, do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência. “Estamos à disposição e tenho certeza de que continuaremos aperfeiçoando as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, afirmou.

Erika Tank, por sua vez, destacou a disposição dos conselheiros em lutar pela causa das pessoas com deficiência. “Fica aqui o meu agradecimento a cada um de vocês pelo trabalho que fizeram e que continuarão fazendo nessa gestão. Estaremos de portas abertas para acolher as reivindicações que nos forem encaminhadas”, disse a vice-prefeita.

A construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência foi relembrada pela presidente do Ceprosom. Aucélia afirmou que as discussões que culminaram com a criação desse plano iniciaram-se em 2017 e envolveram o CMDPD, o Ceprosom e o Comitê do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). “O tempo passou e hoje existe uma articulação firme entre as entidades e as secretarias, para o atendimento às pessoas com deficiência, principalmente, às crianças”, frisou. Por outro lado, ela observou que esse plano precisa ser reavaliado, e nesse sentido, pediu que os novos conselheiros “olhem com carinho para a construção coletiva de uma sociedade mais inclusiva”.

Já o presidente da Câmara Municipal falou sobre as dificuldades que precisam ser superadas e que o Legislativo está à disposição para auxiliar os novos conselheiros. “Que Deus abençoe todos vocês”, afirmou Sidney Pascotto.

Adriana, agora ex-presidente do Conselho, agradeceu a oportunidade de participar dessa instância, bem como o apoio de Botion e de Erika Tank durante sua gestão. “Esses dois anos passaram rápido, foi um período difícil por conta da pandemia, mas conseguimos superar e seguir com nosso trabalho”, concluiu.

Na qualidade de atual presidente do CMDPD, Maira falou sobre os desafios que está prestes a enfrentar. “Pretendo fazer meu trabalho da melhor forma possível e ajudar tanto as entidades quanto às pessoas com deficiência. Espero que tenhamos todos um bom biênio”, disse.

Confira a nova composição do CMDPD:

1) Poder Público:

Representante do Ceprosom:

Titular: Adriana Vasconcelos Casimiro

Suplente: Natália Benegas Vieira

Representante da Secretaria de Educação:

Titular: Lucia Helena Ribeiro Cardoso

Suplente: Rosângela Jandoso

Representante da Secretaria de Esporte e Lazer:

Titular: Douglas Aparecido Antônio

Suplente: Maurene Francischetti Bulizani

Representante da Secretaria de Gestão Estratégica: