CONTROLE SOCIAL
Conselho de Saúde debate cenário epidemiológico da dengue em Limeira
28/04/2021 | 17h16
Conselho de Saúde debate cenário epidemiológico da dengue em Limeira

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu, ontem (27), na sala de reuniões do Gabinete, e debateu a situação da dengue em Limeira. A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Costa, apresentou o cenário epidemiológico desde 2014. Mesmo com as dificuldades da pandemia, o serviço de controle de vetores da dengue não parou no município, assim como todas as outras atividades da Zoonoses.

A reunião, conduzida pelo presidente do conselho e diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, também apreciou a renovação do convênio da Secretaria de Saúde com o Hospital Humanitária – medida aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. “Agradeço ao conselho que tem contribuído de forma proativa e empenho nas pautas do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal”, afirmou Ferrari.

CONFERÊNCIA

Outro tema discutido durante a reunião do conselho foi a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em julho. O encarregado de Comunicação da Secretaria de Saúde, Fabiano Costa, apresentou a logo da conferência, elaborada pela Secretaria de Comunicação Social, e explicou o conceito. A marca faz referência à 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

De acordo com Alexandre Ferrari, essa conferência foi um marco na história da estruturação do SUS. “Foi a partir dessa conferência que se criou praticamente toda a estrutura do Sistema Único de Saúde no Brasil. A conferência é uma obrigação dos três entes da federação – União, Estados e Municípios –, conforme a Lei 8.142/1999”, afirmou o presidente do conselho.

A conselheira Ivanice da Silveira Santos, representante do segmento dos usuários, destacou a importância da conferência municipal. “É o momento em que a população pode participar e contribuir, com um outro olhar, para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e para a gestão do município”, afirmou ela, que também é membro do Conselho Estadual de Saúde.

Para Ivanice, a participação pública na Conferência Municipal de Saúde também representa a defesa do SUS e a construção de maior humanização na saúde pública. “Estamos organizando essa conferência, que será on-line, e adaptando para respeitar os protocolos sanitários devido à pandemia. E trabalhamos para que a população consiga participar e ajudar na gestão das políticas públicas de saúde”, disse.

Também estiveram presentes na reunião do conselho o vereador Everton Ferreira e os diretores da Secretaria de Saúde, Hugo Luz (Gestão Administrativa), Andresa Barros (Atenção Secundária) e Maria Fernanda Olívio Dionísio (Urgência e Emergência).