BRK AMBIENTAL
Plano de Contingência de Estiagem é apresentado à Prefeitura
26/04/2021 | 20h21
Plano de Contingência de Estiagem é apresentado à Prefeitura

Encontro realizado no final da tarde desta segunda-feira (26) na sala de reuniões do Gabinete discutiu o Plano de Contingência e Estiagem elaborado pela BRK Ambiental. Na ocasião, os diretores da concessionária - responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira - ,apresentaram alguns detalhes do Plano de Contingência de Estiagem e também do Plano de Segurança da Água (PSA). “Reforçamos as ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município”, explica o gerente de Operações da BRK Ambiental Limeira, Rogério Lima.

O prefeito Mario Botion já vinha discutindo há algum tempo a questão com dirigentes e técnicos da BRK Ambiental. “É fundamental que tenhamos um plano de contingência completo colocado em prática o mais rápido possível, para que a população não seja penalizada com a falta de água”, afirma Botion. Na mesma linha, a vice-prefeita Erika Tank, que esteve presente na reunião, também defende ações rápidas por conta da concessionária. “É esse o objetivo central de estarmos discutindo o assunto”, salienta a vice-prefeita. Os secretários Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) também estavam presentes no encontro.

COMBATE ÀS PERDAS

Entre as medidas apresentadas estão a implantação do sistema alternativo (booster) de abastecimento na Estação Elevatória Gino (EEA) e a expansão do setor de abastecimento da EEA Novo Mundo. O novo sistema booster Fazenda Itapema, e um estudo para adequação e automatização dos sistemas Jaguari e São Lucas também foram apresentados na reunião.

Outra ação importante anunciada pela BRK é o programa de combate às perdas, que tem por objetivo oferecer maior disponibilidade de água para a população. “O combate às perdas de água é fundamental para o enfrentamento de períodos de estiagem”, reforça o diretor de Operações da BRK Ambiental Limeira, Rodrigo Dias.

Durante a reunião, foram detalhadas as perspectivas e os cenários a curto, médio e longo prazo em relação à captação da água nos mananciais de Limeira, especialmente no Rio Jaguari. De acordo com os representantes da concessionária, uma das ações a curto prazo é a implantação do sistema definitivo de hipoclorito de sódio – um dos insumos mais eficientes de desinfecção em tratamento de águas - na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Também estiveram presentes no encontro, o administrador contratual da BRK Ambiental, Vinícius Pertile, a Relações Institucionais, Isabella Martins e o diretor Augusto Schein.