PRÉDIOS PÚBLICOS
Projeto da Elektro em parceria com a Prefeitura realiza a troca de 30.877 lâmpadas
12/04/2021 | 17h10

Limeira finalizou no mês passado a troca de lâmpadas fluorescentes compactas, e incandescentes por lâmpadas com tecnologia LED. No total, foram substituídas 30.877 lâmpadas. A ação foi feita nos prédios públicos e unidades de ensino das redes municipal, estadual e federal. O trabalho faz parte do projeto “Energia Mais Eficiente”, de iniciativa da concessionária Elektro com apoio da Prefeitura.“A tecnologia LED proporciona uma luminosidade mais intensa e de melhor qualidade, bem como a redução da manutenção corretiva a curto e médio prazo, devido a vida útil do produto ser maior”, explica o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada. “A economia é o ponto chave, com a substituição para as lâmpadas LED temos mais luminosidade com a metade do consumo”, reforça o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

As atividades no município começaram em setembro do ano passado com o levantamento da demanda de serviços. Em seguida, foram executadas as trocas das lâmpadas. Os trabalhos foram concluídos no dia 19 de março sem qualquer custo para o município. Durante todo o período do projeto foram substituídas 30.877 lâmpadas, sendo 16.278 em prédios estaduais, 12.897 em prédios municipais e 1.702 em prédios públicos federais.

De acordo com a Elektro, o objetivo é promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo na ampliação da consciência da sociedade sobre o tema.

Os recursos utilizados no projeto fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As ações são viabilizadas em parceria com as prefeituras e entidades locais nos municípios contemplados junto às comunidades carentes, escolas, hospitais, entidades beneficentes, órgãos de governo e sistemas públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.