BIBLIOTECA PEDAGÓGICA
Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com semana temática em Limeira
05/04/2021 | 17h32
Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com semana temática em Limeira

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril. Mas a Biblioteca Pedagógica, da Secretaria de Educação, reservou uma semana inteira para comemorar a data com o tema “Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário”. De 12 a 16 de abril, serão realizadas oficinas on-line que envolvem o universo do Sítio do Picapau Amarelo. A semana ficará aberta para alunos das escolas municipais e público em geral.

As atividades estarão disponíveis no site da biblioteca (smelimeira.com.br). No espaço on-line também será possível acessar outros conteúdos voltados aos personagens da obra de Lobato, bem como suas aventuras. “É um convite aos leitores para vivenciarem as encantadoras e imaginárias histórias do universo mágico do Sítio, que continua encantando crianças e adultos”, ressalta a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela semana.

Ainda conforme ela, a ideia é que quem participar das atividades possa vivenciar as histórias do Sítio por meio da leitura – ou seja, cada história acaba se tornando uma oficina criativa. “As histórias da obra de Monteiro Lobato trazem múltiplas possibilidades de criação para as oficinas e deverão ser construídas de acordo com os conteúdos das disciplinas do currículo”, explica.

Taciana também destaca que o projeto busca fortalecer a mobilização das escolas municipais, democratizando o acesso ao livro e à leitura. “Também ampliamos as ações para toda a população limeirense, investindo na formação de novos leitores de leitura literária”, cita. Para participar, é preciso enviar e-mail para taciana.lefcadito@gmail.com ou camillacazonatto@gmail.com, ou entrar em contato pelo WhatsApp da Biblioteca Pedagógica, no 3443-4724.

VÍDEO FORMATIVO

Além das oficinas criativas, a iniciativa contará com o vídeo formativo “Encontro com Lobato e a turma do Sítio: convite aos professores e alunos”, para educadores e pessoas interessadas no assunto. A pesquisadora em literatura, Rebeca Fuks, será a responsável pelo vídeo, em que fala sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato. O conteúdo ficará disponível na seção “Livro-Encontro com o Professor”, no site da biblioteca.

As escolas municipais também participarão da semana com conteúdos relacionados ao autor – tudo on-line.