CGU
Limeira é a segunda colocada no Estado em ranking de transparência
24/03/2021 | 17h50
Limeira é a segunda colocada no Estado em ranking de transparência

Com 9,73 pontos, Limeira garantiu, novamente, a segunda colocação, dentro do Estado de São Paulo, no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, da Controladoria-Geral da União (CGU). O levantamento foi divulgado na semana passada. No Brasil, o município está na 27ª posição.

No Estado, Limeira ficou à frente de cidades com população semelhante ou maior, como Ribeirão Preto (9,36), Campinas (9,35), Piracicaba (9,32), Jundiaí (9,12), Santo André (8,63) e Guarulhos (8,46), por exemplo. O resultado de Limeira também é superior à avaliação do Estado de São Paulo (9,6). Sorocaba, que ocupa a primeira colocação entre as cidades paulistas, recebeu nota 9,8.

A EBT avalia quesitos de transparência passiva, como a disponibilização de informações públicas por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); e transparência ativa, que verifica a publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

Em resumo, a GCU, por meio dessa escala, verifica o cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) entre outros regulamentos de transparências dos Estados e municípios. Em Limeira, o Portal da Transparência pode ser acessado pelo link www.limeira.sp.gov.br/portal-transparencia

O prefeito Mario Botion destaca que o resultado de Limeira é fruto de um trabalho iniciado ainda em 2017, em sua primeira gestão, e que prossegue agora, ainda mais intenso, diante de uma pandemia. “A transparência está em nossos propósitos constantes e, prestar contas à população, é premissa básica de nossa gestão. Nesse momento de grandes dificuldades que vivenciamos, esse reconhecimento se tornou ainda mais significativo, demonstrando que seguimos conduzindo a administração municipal de forma séria e conectada aos princípios constitucionais, o que, certamente, atende aos interesses de nossos munícipes”, salienta.