DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Acesso à água potável depende de preservação dos mananciais
22/03/2021 | 16h55
Acesso à água potável depende de preservação dos mananciais

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, engloba basicamente dois objetivos: conscientizar a sociedade sobre a importância desse recurso à sobrevivência dos seres vivos e promover o seu uso sustentável. Nesse contexto, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Simone Zambuzi, ressalta que a continuidade do suprimento de água depende diretamente da preservação dos mananciais, como rios, lagos, riachos, represas, etc.

Ao abordar a questão, a secretária observa que é preciso resguardar as matas ciliares (cobertura vegetal que fica à margem desses cursos d’água) e proteger as áreas próximas aos mananciais da ocupação irregular do solo.

Porém, ela afirma que o rápido aumento populacional e a expansão industrial e das atividades agropecuárias trouxeram graves consequências à manutenção dos mananciais. “A poluição dos rios, decorrente da falta de saneamento básico, e o uso intensivo das águas na agricultura e na indústria colocam em risco o suprimento de água potável em todo o mundo”, disse.

Apesar de Limeira apresentar uma situação privilegiada em relação às reservas hídricas (formada pelo Ribeirão Pinhal e pelo Rio Jaguari), bem como aos excelentes índices de saneamento – considerados um dos melhores do país – Simone afirma que a prefeitura mantém um trabalho permanente de conscientização sobre a importância da água e o consumo consciente, o “Programa Escola VerdeAzul”.

O programa é resultado de uma parceria das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura, voltado à educação ambiental. Para tanto, o Programa fomenta a observação e a reflexão sobre o meio ambiente, sendo que as questões relacionadas à água são trabalhadas ao longo do ano pelos alunos da rede pública municipal. “A ideia é que as crianças se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente e que, desde cedo, atuem como agentes transformadores”, disse.

Além disso, ela destaca que o prefeito Mario Botion foi eleito no mês passado como presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, conhecido como Consórcio PCJ. Composto por 40 municípios e 24 empresas, o Consórcio atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão de água.