Notícias
PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIE 
Filhote de antas do Zoo de Limeira é introduzido na natureza 
03/02/2021 | 17h08
Filhote de antas do Zoo de Limeira é introduzido na natureza 

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou hoje (3) a introdução à natureza da anta macho “Amendoim”, de três anos de idade. Ele irá para a Fazenda Santana de Monte Alegre, em Descalvado (SP), que é uma área de preservação de 4 mil hectares e registrada no Ibama. 

Já a anta macho “Fenômeno”, de dois anos de idade, foi encaminhada para o Zoológico de São Carlos, onde será feito um trabalho de pareamento com uma fêmea, com o intuito de reprodução e soltura dos filhotes. Amendoim e Fenômeno são filhotes do casal Mina e Ronaldo, que já gerou outros descendentes: Moana, que vive no Zoo e está sendo preparada para a soltura; e uma outra fêmea que já foi introduzida na natureza e se reproduziu em vida livre. 

O prefeito Mario Botion destacou a importância da educação ambiental na formação dos indivíduos, em especial das crianças. "É importante que as ações do zoológico contribuam para que os cidadãos do futuro sejam conscientes e contribuam na preservação do meio ambiente", disse. 

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que preservar os animais e o meio ambiente é um dos pilares da atuação do zoológico, que também inclui pesquisa e educação ambiental. “Toda a equipe merece nosso reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na preservação de espécies”, fala. 

“É um sentimento de dever cumprido maravilhoso”, afirma o veterinário encarregado do Zoo, Danielo Mazon. De acordo com ele, todo esse processo de preparação para a soltura ocorre há mais de um ano. “Esse trabalho irá contribuir com a preservação da espécie. Vale lembrar que muitas antas morreram com o grande incêndio que ocorreu no Pantanal recentemente”, diz.

Notícias recomendadas para você