ENERGIA
Diretrizes de Iluminação Pública de Limeira são reconhecidas pelo Procel
19/06/2020 | 17h28
Diretrizes de Iluminação Pública de Limeira são reconhecidas pelo Procel

As Diretrizes de Iluminação Pública (D.I.P.), desenvolvidas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram reconhecidas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), como importante exemplo para colaborar com as boas práticas e orientações no setor de energia elétrica, iluminação e, principalmente, de eficiência energética. O reconhecimento pode ser consultado em bit.do/diplimeira

As D.I.P. foram elaboradas em 2018 pela Divisão de Iluminação Pública da prefeitura, após determinação do prefeito Mario Botion. O objetivo foi permitir que projetos de rede urbana, dotados com o sistema de iluminação pública, sejam elaborados e desenvolvidos dentro de padrões de qualidade e atendendo a constantes modernizações, em expansões e novos empreendimentos. Conforme o secretário da pasta, Dagoberto Guidi, o objetivo é que, futuramente, todo o parque de iluminação da cidade se enquadre nestas diretrizes.

O documento, revisado recentemente, atende as Normas Técnicas Brasileiras (NBR) vigentes no país, levando-se em conta as características das ruas e avenidas da cidade, bem como a projeção do crescimento e futuras tecnologias a serem adicionadas nas luminárias. “Essa iniciativa trouxe melhorias significativas na qualidade da iluminação pública em Limeira, além de proporcionar mais segurança à população”, destacou o secretário.

Conforme o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Antonio Rosada, as D.I.P. também abrangem as orientações do guia de luminárias da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). “As diretrizes técnicas normalizam e atendem as padronizações quanto ao fornecimento de iluminação na área urbanizada. A tecnologia de LED proporciona uma eficiência de energia, bem como a qualidade de percepção visual que valoriza o espaço do sistema viário e pedonal do município”, explicou.

As diretrizes estão disponíveis no site da Prefeitura de Limeira, no menu de navegação da Secretaria de Urbanismo, no tópico Legislação, Mapas, Dados – no link: https://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/downloads/a052082d32397285c61e5277820930ed.pdf

PROCEL

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e visa promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. Desde 2016, o Procel passou a contar com uma fonte de recursos, aplicados em planos anuais elaborados e aprovados, após processo de consulta pública, por representantes do governo e agentes do setor energético nacional.

Nesse contexto, o Procel promove ações de eficiência energética em diversos segmentos da economia, que ajudam o país a economizar energia elétrica e que geram benefícios para toda a sociedade.