Notícias
BARROCA FUNDA
Obras do viaduto avançam para implantação de estacas de sustentação
29/05/2020 | 15h48
Obras do viaduto avançam para implantação de estacas de sustentação

As obras do viaduto da Barroca Funda, na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, seguem avançadas. Desde o início dos trabalhos, em abril, diversos serviços já foram realizados. O viaduto fará a ligação para a região sul do município e é uma das mais importantes obras de mobilidade de Limeira. Além disso, é parte importante do plano de governo da atual administração. O prefeito Mario Botion visitou o local recentemente para acompanhar o andamento das obras.

Além do corte de árvores na rotatória e no entorno e demolições onde ficará a estrutura do viaduto, o local também já recebeu os trabalhos de remanejamento de postes, terraplenagem das alças no sentido Centro-bairro, intervenções na rede de drenagem pluvial, além da relocação da tubulação da rede de esgoto, realizada pela BRK Ambiental, intervenções da rede telefonia, realizadas pela concessionária Vivo e canalização do córrego da rotatória.

No momento, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, os trabalhos se concentram na rede de drenagem das alças no sentido bairro-Centro e na finalização da preparação do terreno para implantar as estacas, que sustentarão a estrutura do viaduto. Essa será a próxima etapa dos trabalhos, que deve ser iniciada na próxima semana. Paralelamente, são construídas parte da estrutura pré-moldada do viaduto, bem como das rampas de acesso.

Os serviços não impactarão no trânsito neste momento, mas os motoristas devem ter atenção redobrada. Uma parte da via da rotatória, no sentido Cecap, precisou ser interditada para realização de um desvio para aumentar a seção do fluxo de água do córrego que passa por baixo da rotatória. O local está sinalizado e agentes de trânsito acompanham os trabalhos diariamente para orientar o trânsito.

HISTÓRICO

A construção do viaduto da Barroca Funda é realizada pela empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda, vencedora do processo licitatório. As obras são executadas com recursos de um financiamento assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Com passagens exclusivas para pedestres e ciclistas dos dois lados, o viaduto terá, ao todo, 500 metros de comprimento, 175 metros de elevado, quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) e largura de 26 metros. A rotatória será totalmente revitalizada, inclusive com iluminação completa em LED.

Além disso, haverá compensação ambiental, uma vez que foi necessária a remoção de árvores da rotatória e do entorno. Quase cinco mil árvores serão plantadas, algumas delas na própria rotatória da Barroca Funda.

Notícias recomendadas para você