URC
Prefeitura investe em equipamentos de ponta para reduzir contaminação por Covid-19
20/05/2020 | 15h12

A Prefeitura de Limeira adquiriu equipamentos de alta tecnologia para evitar a propagação do novo coronavírus em ambiente hospitalar, por meio de pressurização negativa. Por determinação do prefeito Mario Botion, eles estão sendo instalados na Unidade de Referência Coronavírus (URC). Até o momento, quatro aparelhos já estão funcionando e o objetivo é ampliar esse número. “Estamos investindo em tecnologia de ponta para prevenir a contaminação pelo coronavírus, e dessa maneira, garantindo a saúde dos profissionais de saúde que atuam na URC, bem como dos pacientes”, frisou o prefeito.

Os equipamentos evitam que o ar do quarto de uma área de isolamento se espalhe para a unidade hospitalar. Para tanto, um sistema de exaustão mantém a pressão do ar dentro do quarto abaixo dos demais ambientes. O ar contaminado, depois de passar por um filtro de alto desempenho e por lâmpadas ultravioleta, é descartado com total segurança no ambiente externo, sem os elementos contaminantes. Isso reduz a possibilidade de contágio dos profissionais de saúde que mantêm contato com o paciente. “Além da maior segurança dos médicos e dos enfermeiros, os pacientes também serão beneficiados, pois nem todas as pessoas internadas testam positivo para o Covid-19”, destacou Botion. O chefe do Executivo afirmou que os 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da URC, que já possuem isolamento, terão o benefício da tecnologia.

A tecnologia foi desenvolvida pelo hospital Albert Einstein e pela Enebras, empresa especializada em soluções de ar condicionado para a área da saúde, com apoio da Embraer. Segundo o engenheiro da Enebras, Fábio José de Assis Souza, o primeiro equipamento começou a operar no Albert Einsten no final de fevereiro, e atualmente, outros hospitais de referência nacional também estão adotando a tecnologia.

O sistema de pressão negativa já era utilizado por alguns hospitais, em alas para isolamento de pacientes com doenças infectocontagiosas. Porém, um dos maiores “trunfos” desse novo equipamento, conforme o engenheiro, é que ele é portátil e pode ser instalado rapidamente, sem necessidade de obras ou reformas.

URC

A URC foi inaugurada em 13 de abril, para atender pacientes de coronavírus. A unidade foi criada por meio de parceria entre a prefeitura e os cinco hospitais públicos e particulares de Limeira. Atualmente, conta com 22 leitos de UTI, além de um Pronto Atendimento que funciona 24 horas e de um ambulatório que está em fase final de estruturação. A URC fica na Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70 – Jd. Nova Itália.