PREVENÇÃO
Mais de  1 mil quilômetros de ruas e avenidas são desinfectadas
14/05/2020 | 15h53
Mais de  1 mil quilômetros de ruas e avenidas são desinfectadas

As ações de desinfecção de ruas e avenidas em Limeira, realizadas pela Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em parceria com produtores rurais da cidade, têm apresentado resultados positivos. Até o momento, já foram realizadas três ações de desinfecção que contaram com o envolvimento de cerca de 50 produtores, utilizando, em média, 15 tratores com atomizadores em cada intervenção.

Vários bairros foram desinfectados durante as ações. O foco principal são as imediações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais - incluindo a Unidade de Referência do Coronavírus (URC) -, e locais com grande circulação de pessoas, como no entorno dos supermercados, agências bancárias e também no Terminal Rodoviário Urbano. No total, são mais de 1 mil quilômetros de ruas e avenidas que receberam a aplicação de uma solução de água com hipoclorito de sódio - que não é tóxico e nem agressivo. O mesmo produto, indicado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária para desinfecção de ambientes, contém o princípio ativo da água sanitária, porém, em concentração maior para que a aplicação seja efetiva em áreas externas. Ainda para estas ações, foram utilizados aproximadamente dois mil litros de óleo diesel, 400 mil litros de água e 800 litros de hipoclorito de sódio.

Além dos produtores, a desinfecção conta com doações das empresas Citrícola Lucato e Magri Folheados, que forneceram o produto desinfectante; do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap), que viabilizou o combustível e da BRK Ambiental que, após solicitação da vereadora Erika Tank e do prefeito Mario Botion, disponibilizou água (fornecida por meio das empresas Forty, Romaréllo e Neopav) e da Ecoágua, que também forneceu água, por intermédio dos produtores rurais.

Como medida preventiva ao coronavírus (Covid-19), desde março a prefeitura iniciou ainda o trabalho de limpeza e desinfeção das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O trabalho vem sendo realizado de forma ininterrupta, após o fechamento dos locais.