Prefeito reforça necessidade de isolamento social em Limeira
05/05/2020 | 19h23
Prefeito reforça necessidade de isolamento social em Limeira

O prefeito Mario Botion fez um novo apelo para que a população limeirense respeite a quarentena. A necessidade de manter o isolamento social frente à pandemia de coronavírus foi o tema principal de uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (5), no Paço Municipal (Edifício Prada), que também contou com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, e do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. Durante a coletiva, transmitida “ao vivo” pelo Facebook, o prefeito agradeceu a dedicação de todos os profissionais da saúde que atuam no município, tanto do setor público quanto privado, além das inúmeras empresas que estão doando ao município equipamentos e outros insumos.

Botion criticou a quarentena imposta até o dia 10, em todo o estado de São Paulo, pelo governador João Dória, ao considerar “equivocado” o decreto que determinou indistintamente a medida em todos os 645 municípios paulistas, independentemente da situação epidemiológica de cada um. “A quarentena é um remédio que tem de ser dado na dose certa”, frisou. Nesse sentido, ele destacou que, a partir de avaliação técnica, a prefeitura de Limeira chegou a editar um decreto flexibilizando o isolamento social em Limeira. Porém, a iniciativa foi anulada por decisão judicial.

O chefe do Executivo também manifestou preocupação com o anúncio de ontem (4) do governador, segundo o qual os municípios com índice de isolamento social inferior a 50% ficarão automaticamente excluídos da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio. O índice é calculado por monitoramento de sinal de aparelhos celulares.  A média de adesão ao isolamento em todo o estado, conforme levantamento realizado ontem, é de 47%, porém, em Limeira o índice situou-se em 38%. “Há muita gente circulando sem necessidade, isso significa que hoje estaríamos fora de qualquer possibilidade de flexibilização”, afirmou Botion.

Na avaliação do prefeito, boa parte da população está seguindo corretamente as regras de isolamento. Porém, ele observou que os deslocamentos desnecessários, sobretudo de idosos e de pessoas que fazem caminhadas, devem ser evitados. No caso dos idosos, a recomendação é de que recebam apoio dos familiares na execução de tarefas externas. “Passaremos dias ainda mais difíceis se essa conscientização não estiver interiorizada em cada um de nós”, disse. “Fica aqui o meu pedido aos munícipes para que respeitem o isolamento”, completou.

Sobre a fiscalização do uso obrigatório de máscaras a partir da próxima quinta-feira (7), conforme decreto estadual, Botion esclareceu que a questão ainda está sendo analisada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos. Porém, adiantou que a atuação do município será no sentido de orientar e conscientizar os munícipes, evitando-se qualquer aplicação de penalidade.

Ele informou que o Ceprosom articulou a produção de 6 mil máscaras e que outras 39 mil unidades serão confeccionadas nas próximas semanas, em parceria com voluntários. Essas “máscaras sociais” já estão sendo distribuídas nos Cras e nos Centros Comunitários da prefeitura. Além disso, determinou que a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação iniciasse um processo de chamamento público para a aquisição de um número significativo de máscaras, a serem destinadas à população. A ideia desse chamamento, conforme Botion, é permitir que costureiras e pequenas confecções participem desse trabalho, como forma de garantir renda extra no atual momento de crise econômica.

Ainda na linha da conscientização, Botion informou que se reuniu nos últimos dias com representantes do setor bancário, incluindo a Caixa Econômica Federal, para tratar da necessidade de evitar aglomerações nas agências bancárias. Em razão do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, houve aumento significativo do volume de pessoas nesses locais. “A organização das filas internas e externas é da agência bancária e estamos cobrando esse trabalho”, comentou o prefeito.

URC

Quanto ao número de Unidades de Terapia Intensiva disponíveis no município para atendimento aos pacientes com quadro de saúde agravado pelo coronavírus, Vitor Santos informou que a Unidade de Referência Coronavírus (URC), estruturada em prédio anexo ao hospital Humanitária, dispõe de capacidade para oferecer até 22 leitos. No entanto, ele observou que a doença vem evoluindo de forma diferente ao longo do tempo, e que atualmente, a orientação é “abordar” os pacientes antes da piora do quadro de saúde. “Estamos trabalhando para identificar precocemente as pessoas com a enfermidade, já temos um volume grande de medicamentos e contratamos os testes fazer o diagnóstico e entrar com medicação o mais rápido possível”, afirmou o secretário.

Criada a partir de parceria entre a prefeitura e os hospitais públicos e particulares de Limeira, a URC está apta a atender tanto os pacientes do SUS quanto de planos médicos. Uma das maiores qualidades da unidade, segundo Vitor Santos, são os leitos de UTI totalmente isolados, a fim de evitar novas contaminações. Visando aperfeiçoar ainda mais o serviço, ele falou sobre a intenção de instalar no local um aparelho de “pressão negativa”, para aumentar os cuidados com os profissionais que atuam no local. “Estamos reunindo todos os esforços para oferecer a população o melhor possível, dentro das condições que temos”, disse o secretário.

APOIO

Ao final da coletiva, Botion agradeceu o apoio que o município vem recebendo de voluntários e de diversas empresas, entre elas, Ajinomoto, Pralana, Suzano, Maxion Whells, Nestlê, Plasticor, BRK, Casa Limpa, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Usina Iracema, Transportadora Contato, Câmara Municipal, Inspire Ateliê, Rotary Clube e Projeto Conviver, Savegnago, Pague Menos e Tecipar.