DENGUE - CONTROLE E PREVENÇÃO
Dúvidas Frequentes
Aprenda e conheça as verdades e mitos sobre a Dengue

- QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?
Imediatamente! Assim que os primeiros sintomas aparecerem ou desconfiar que está com dengue, procure atendimento médico. Pode ir durante o dia, não deixe para a noite!

 

- QUAL UNIDADE DE SAÚDE OU HOSPITAL PROCURAR?
Pacientes de Plano de Saúde: procure o hospital particular do seu plano.
Paciente do SUS: procure as Unidades de Saúde da Prefeitura mais próximas de sua casa (UBS, PSF, CSF), Hospital Santa Casa ou Humanitária ou os Centros de Hidratação criados pela Prefeitura. 

 

- O QUE É CENTRO DE HIDRATAÇÃO PARA TRATAMENTO DA DENGUE?
Os Centros de hidratação são espaços especiais destinados a ações de cuidados com a saúde e combate a doenças em situações de extremas. Limeira está em guerra contra a dengue, por isso na epidemia de 2015 criamos o “Hospital de Campanha” contra a Dengue (com atendimento de 400 pessoas por dia). Caso seja necessário, ampliaremos o atendimento e outros Centros de Hidratação poderão ser criados, oferecendo hidratação, coleta de exame de sangue, notificação, consultas e primeiros socorros, além de contar com a presença do SAMU.

 

- QUEM SÃO E COMO AGIR COM PACIENTES ESPECIAIS?
Crianças, idosos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, gestantes ou pacientes mais debilitados devem procurar diretamente o hospital. Pacientes do SUS devem ir à Santa Casa ou à Humanitária. Se você tem plano de saúde, todo o tratamento pode ser feito no hospital do seu convênio.

 

- ESTOU COM DENGUE. E AGORA?
O mosquito da dengue só transmite a doença se ele picar quem está doente primeiro. Se você desconfia que está com dengue, além de fazer repouso e ficar em casa por, no mínimo, 7 dias, use repelente ou mosqueteiro para evitar que outros mosquitos se infectem ao picar você e transmitam a doença ao picar outras pessoas.

 

- POR QUE O EXAME DA DENGUE SÓ É FEITO DEPOIS QUE EU JÁ SAREI?
A sorologia detecta os anticorpos da dengue, que só são produzidos por causa da doença. E eles só são detectáveis após o 7º dia a partir do aparecimento dos sintomas. Embora neste prazo muitos dos sintomas já tenham passado, a sorologia deve ser feita para que todos os casos sejam devidamente registrados e entrem nas estatísticas.

 

- POR QUE FAZER EXAME DE SANGUE SE ELE NÃO DETECTA A DENGUE?
Quando você desconfia que está com dengue, o hemograma é fundamental para que se possa avaliar seu estado de saúde geral, e o procedimento principal é a hidratação, além de ficar em casa de repouso, passar repelente e usar mosquiteiro.

 

- QUAL O TRATAMENTO PARA DENGUE?
Não existe tratamento específico contra a dengue, contudo, a hidratação é fundamental. Tome muito líquido para evitar desidratação. Medicamentos para baixar a febre e analgésicos também podem ser utilizados para aliviar os sintomas, de acordo com orientação médica.

 

- QUAIS OS SINTOMAS DA DENGUE?
Nos adultos: febre alta (acima de 38º), associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira.
Nas crianças: febre alta, apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia.
Importante: entre o 3º e 7º dia da doença, os casos irão evoluir para a recuperação e cura. Porém, alguns podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença. A forma grave da doença apresenta como sintomas: dor abdominal intensa e contínua ou dor a palpação do abdomen, vômitos persistentes, acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico), sangramento de mucosas, letargia ou irritabilidade, hipotensão postural (Lipotímia), hepatomegalia maior do que 2 cm, aumento progressivo do hematócrito.

 

- COMO A DENGUE PODE SER TRANSMITIDA?
A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa com o vírus da dengue (geralmente um dia antes do aparecimento da febre até o sexto dia da doença), o vírus infecta o mosquito e, após um período de oito a doze dias de incubação, pode ser transmitido para outras pessoas que foram picadas pelo mesmo mosquito. O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas). O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

 

- COMO SABER SE ESTOU DESENVOLVENDO A FORMA GRAVE DA DOENÇA?
Entre o 3º e 7º dia de doença, a febre costuma diminuir ou desaparecer, é neste período que alguns sinais demonstram que o quadro pode estar se agravando, eles são chamados de sinais de alarme, e geralmente antecedem o choque, são eles: sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura. O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido através do extravasamento, e caracteriza-se por pulso rápido e fraco, diminuição da pressão de pulso (diferença entre as pressões sistólica e diastólica – 20 mm Hg em crianças.
Em adultos esse valor indica choque mais grave), extremidades frias, demora no enchimento capilar, pele pegajosa e agitação. Alguns pacientes podem ainda apresentar manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade. O choque é de curta duração e pode levar ao óbito em 12 a 24 horas ou à recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada. Se houver a presença de sinais de alarme ou de choque a pessoa deve retornar imediatamente ao hospital. 

 

- COMO EVITAR A DENGUE?
Não existe vacina ou drogas antivirais para a dengue. Atualmente, o único elo vulnerável da cadeia epidemiológica do dengue é o mosquito. É por isso que acabar com o mosquito é tão importante, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, pode ajudar a proteger das picadas. Repelentes podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. Os repelentes devem conter DEET, IR3535 ou Icaridin. Os repelentes devem ser utilizados em estrita conformidade com as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas doméstico em aerossol, espiral ou vaporizador. Instalação de estruturas de proteção no domicílio como tela em janelas e portas também podem reduzir as picadas.